Tecnologias@ssistivas
Principal | Links | Contato
A+ A-  
Inscrição para Equipe
Tecnologia Assistiva
Depoimentos
Certificados
 
Equipe
Dúvidas Freqüentes
Artigos
Destaques
 
Avaliação
Inscrição
Confirmar Interesse
 
Declaração
 
DESTAQUES
 
26/11/2009
Encontro presencial d turma de Porto Velho – RO
Equipe de Porto Velho
 
 
A turma de Porto velho – RO, que tem como mediadora Marinez da Silva Parloti Salles, tutora a Distância Deisy Fernanda e formadora Raquel Rosan Christino Gitahy, realizou seu encontro presencial contando com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, através da Subgerência de Educação Especial. O evento aconteceu na capital do Estado, Porto Velho, no Rondon Palace Hotel, no dia 06 de novembro de 2009. Tal encontro foi preparado pela mediadora Marinez da Silva Parloti Salles e contou com a presença dos seguintes cursistas: Deyse Oliveira Gabriel Ferreira de Lyra; Eliane de Silva ; Gisele Nogueira P. Corso; Ivete de Jesus Pereira Machado; Raquel de Matos Ribeiro; Lilian Santos da Silva Bouchabki ; Fernanda Emanuelle Souza de Azevedo; Elenise Hernandes Goulart; Miriã Gil de Lima; Maria Rosângela Libardi Araújo; Marielna Barbosa do Nascimento ; Marli de Fátima Carvalho Silva ; Alessandra Jesus Gomes; Thierli Albertti e Vera Lúcia Soares dos Santos .

O encontro foi dividido em algumas dinâmicas que passamos a relatar:

1 - Dinâmica para entrega dos crachás
Foi entregue aleatoriamente na entrada um crachá para cada cursista, estes tiveram que encontrar seus respectivos donos. Foi muito interessante a aplicação desta dinâmica, os cursistas se mostraram bastante atentos e demonstraram conhecer fisicamente seus colegas, sinal de que realmente interagem com a plataforma.



2 - DINÂMICA: Gentileza Gera Gentileza (esta dinâmica foi inspirada na turma de Rancharia)
1º - apresentação da música
- Gentileza com a cantora Marisa monte
2º - distribuição do material: Letra da música/ Mouse pad, confeccionados pela minha auxiliar Elenise
3º - Apresentação do Power point com a história do Profeta Gentileza
4º - reapresentação da música
5º - socialização sobre o tema.



3 - Orientações, dúvidas e esclarecimentos “hora de falar”
Neste momento todos ficaram a vontade para comentar, questionar, dar depoimentos, sugerir idéias, tirar dúvidas enfim.
A mediadora chamou a atenção deles para alguns detalhes importantes ao postarem as atividades:
* Observar a ortografia, concordância, enfim, revisar o texto antes de postar.
* Ter o cuidado de não acabar copiando idéias dos colegas;
* Os portfólios precisam estar sempre, “totalmente compartilhado”;
* As tarefas do portfólio devem ser postadas sempre como anexo, somente o fórum deverá ser texto digitado na janela. (atenção aos erros ortográficos);
* Criar pastas no portfólio individual para colocar as tarefas de cada módulo já executado;
* Comentar os bate-papos, quando não foi possível participar, vale nota, não deixem de fazê-lo;
* Não deixem acumular tarefas;
* Participar sempre dos fóruns de discussão pode participar mais de uma vez.
* Façam o possível para participarem do bate papo.
* Nomeiem a atividade de acordo com o que se pede na agenda (se alterar o nome não conseguiremos localizá-la na hora da avaliação).

4 - Dinâmica do Anjo
Foram confeccionados anjinhos, e dentro de cada um deles colocamos um pergaminho com o nome de um cursista. Em seguida foi explicado qual é a função do anjo no decorrer do curso. Cada cursista pegou um anjo e e se tornou protetor da pessoa cujo nome estava no pergaminho. Conseqüentemente também se tornou protegido de alguém. Foi muito interessante, tivemos muitos abraços e troca de carinho.

5 - Depoimentos


Foi solicitado aos cursistas que escrevessem um depoimento sobre o curso Tecnologias Assistivas e o encontro presencial. Vejamos alguns:

“...Este curso tem proporcionado um rico conhecimento e crescimento profissional, hoje minha visão se tornou mais ampla...” RAQUEL.

“...O curso tecnologia assistiva tem contribuído de forma significativa para a minha vida profissional, pois o mesmo tem apresentado novas possibilidades de o processo ensino-aprendizagem se tornar mais atraente e interessante...” Miriã.

“...O curso me trouxe novos conhecimentos, e o que é legal, aliar a teoria a prática. Vejo como o ponto X do curso, os objetos de aprendizagem, mais um recurso didático que todo os professores podem usar com seus alunos” Marielna.

“...Os textos são maravilhosos, bem claros e bem simples de total compreensão. As atividades também são todas possíveis de serem realizadas... O curso é bem elaborado, a plataforma é bem ampla, sem dúvida um curso de ótima qualidade” Fernanda Emanuelle.

“... Pela assistência tecnológica é possível promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Podem se tornar mais participantes, a vida mais interessante, em toda sociedade. Num ambiente onde todos ganham, a dignidade e auto estima prevalecem” Mª Rosangela

“... Me apropriar desses softwares de grande valia, só teve acrescentar no meu trabalho e nas minhas experiências, poder dividí-los, foi muito bom” Deyse.

“... Estou aprendendo muito, o material é de ótima qualidade e o curso nos oferece a oportunidade de desenvolver na prática o que se aprende na teoria e essa interação com os alunos especiais é muito importante, pois muitas vezes deixamos nos levar por pré julgamentos. Estando com eles constatei a capacidade e possibilidade de aprendizagem que possuem” Marli.

“... Gosto do ambiente, o correio sempre me mantém informada, poder interagir com os colegas possibilita a troca de experiências. Aprendi muito sobre TA, já que não conhecia nada, hoje posso dizer que não me sentirei perdida quando receber um aluno com necessidades especiais, sei quais recursos utilizar, meu jeito de ver escola, educação, nunca mais será o mesmo.” Gisele.

“... Este curso está proporcionando conhecimentos que irão contribuir para a minha prática pedagógica e pessoal, estou gostando muito” Eliane.

“... O curso está sendo maravilhoso, conhecer pessoas novas, trocar idéias, conhecimentos e experiências é muito gratificante. Tenho um n ovo olhar na minha área de trabalho” Thierli.

“...O Curso Tecnologias Assistivas contribui muito para nossa prática pedagógica e crescimento profissional... O “tão esperado” encontro presencial foi um grande sucesso, passamos momentos de grande troca de experiências”. Elenise.

“... Acredito que ao fim deste curso, todos nós temos a obrigação de repassar esses conhecimentos, que não sejamos egoístas e acreditemos que a educação não pode melhorar, se dermos o primeiro passo, e somarmos , veremos um grande avanço e teremos orgulho de dizer que fizemos parte dessa mudança” Lilian.

“... Tenho certeza que ao concluir este curso, meu olhar sobre recursos tecnológicos, principalmente os direcionado para pessoas com necessidades especiais, será totalmente inovador” Ivete.

“... Em suma , o curso valoriza o indivíduo no que diz respeito as manifestações físicas, cognitivas e sensoriais, visando a inclusão do ser único, respeitando, aceitando e valorizando-o” Vera.


6 - Mutirão para atualização das atividades atrasadas


Os cursistas que ainda tinham atividades pendentes do módulo I e II, com a ajuda do seu anjo puderam atualizar suas tarefas. A mediadora aproveitou para sugerir algumas dicas de organização das postagem, por exemplo: a criação de pastas no portifólio individual por módulos

8 – Encerramento do evento
Às 18:00 horas houve o encerramento do evento.

Agradecemos a presença de todos os cursistas, da colaboradora Elenise e da competente mediadora Marinez!!!



Marinez e sua colaboradora Elenise





As cursistas e ao meio, com flores merecidas, nossa querida mediadora



9. Retorno

 
Voltar
 
Tecnologia@ssistiva - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Matheus Poletto e Fabio Jacinto
Novas funcionalidades por Alisson Coelho do Carmo