Tecnologias@ssistivas
Principal | Links | Contato
A+ A-  
Inscrição para Equipe
Tecnologia Assistiva
Depoimentos
Certificados
 
Equipe
Dúvidas Freqüentes
Artigos
Destaques
 
Avaliação
Inscrição
Confirmar Interesse
 
Declaração
 
DÚVIDAS FREQUENTES
 
Manual de Ajudas - dúvidas comuns sobre o suporte técnico
 
1. RESPONSÁVEL POR CADASTRAR OS CURSISTAS NO AMBIENTE
Para facilitar o controle das inscrições realizadas no TelEduc, o Mediador irá enviar a ficha de inscrição do cursista para a secretária do curso para a realização do cadastro. É importante que não contenha erro nestes dados, pois pode causar complicações como o não recebimento da senha.

2. COMO RECEBER O ACESSO AO AMBIENTE TELEDUC
Para poder acessar o TelEduc é necessário um Login e Senha, para receber o acesso é necessário o Mediador enviar a ficha de matricula para a secretária do curso (ta@fct.unesp.br), desta forma o cursista receberá no e-mail um Login e uma senha com oito dígitos totalmente aleatória, podendo ser alterada pelo cursista para facilitar o acesso. Veja o modelo do e-mail abaixo:

Login e senha do TelEduc
Prezado(a) Erik Rafael Alves FerreiraSegue abaixo o seu login e senha conforme solicitado para o cursoTecnologias Assistivas - Rio Verde - GO
Seu login é erikrafael e sua senha é xddh2735Acesse o curso através do endereço:
http://teleduc.reitoria.unesp.br/~teleduc/cursos/aplic/index.php?cod_curso=198
Atenciosamente,Elisa Tomoe Moriya Schlünzen


3. COMO ALTERAR O E-MAIL DOS CURSISTA?
Muitas vezes acontece do cursista não receber a senha, o que é conseqüência de um erro do mediador na digitação do e-mail na ficha. Nunca faça um novo cadastro do cursista solicite uma nova senha para aquele cadastro, solicite ao cursista o e-mail correto para corrigi-lo.
Procedimento:
I. Acesse o Ambiente em que o cursista está cadastrado;
II. Clique na ferramenta “Administração”;
III. Escolha a opção “Gerenciamento de Alunos”;
IV. Procure o aluno na lista e clique em “Dados”;
V. Irá aparecer os dados pessoais do cursista, clique em “Alteração de E-mail”;
VI. Altere o e-mail do cursista e clique em “Alterar”;
Siga as orientações a seguir para enviar uma nova senha.

4. ENVIAR OU REENVIAR UMA SENHA
Caso o e-mail do cursista esteja errado, ele não receberá a senha de acesso. Então, após ter alterado o seu e-mail, você pode Enviar uma nova senha para ele.
Acontece às vezes do cursista não ter recebido a senha e o e-mail dele estar correto, neste caso, solicite a ele que verifique se o e-mail com a senha não está na pasta Spam ou Lixo Eletrônico com o assunto “Login e senha do TelEduc”, caso não seja feita esta verificação e uma nova senha seja enviada acontecerá o mesmo.
Procedimento:
I. Acesse o Ambiente em que o cursista está cadastrado;
II. Clique na ferramenta “Administração”
III. Escolha a opção “Enviar Senha”
IV. Procure o aluno na lista e clique em “Enviar Senha”
Pronto à senha já foi enviado ao e-mail do cursista.
Lembre-se: A senha pode demorar um certo tempo para chegar no e-mail do cursista, se você enviar uma segunda senha pode ser que a primeira senha chegue e o cursista tente entrar no ambiente e não consiga, pois você já anulou a primeira senha com a segunda, pois somente a segunda senha estará correta. Isso gera uma conseqüência de erros, geralmente as pessoas costumam pedir uma outra senha, que no caso seria uma terceira, e acaba chegando a segunda que está anulada pela terceira e assim é solicitada uma quarta e com isso o cursista nunca conseguirá entrar no ambiente. Espere até um dia após pedir uma senha para enviar uma segunda.
Dica: Você pode facilitar para o cursista. Altere o e-mail do cursista para o seu próprio e-mail e envie a senha para você mesmo. Após receber o login e senha, entre no ambiente com os dados do cursista e altere a senha dele para “1234”, envie um e-mail para ele com o login e senha. Caso não saiba alterar a senha, veja o item a seguir.

5. ALTERAR SENHA
A alteração da senha facilita muito no dia a dia, pois muitas vezes não é fácil decorar milhares de senhas e o TelEduc gera uma senha aleatória com oito dígitos.
Procedimento:
I. Clique na ferramenta “Configurar”;
II. Escolha a opção “Alterar Senha”;
III. Digite a sua senha antiga;
IV. Digite a sua senha nova;
V. Repita a sua senha nova;
Não copie e cole a senha digitada, o procedimento de repetição de senha serve para você ter certeza que não errou na digitação da senha. Será necessário realizar o Login novamente após realizara esta alteração, informe a nova senha.

6. ALTERAR LOGIN
Caso o login cadastrado seja muito extenso ou difícil de decorar, você pode alterá-lo.
Procedimento:
I. Clique na ferramenta “Configurar”;
II. Escolha a opção “Alterar Login”;
III. Seu login atual será exibido, digite o seu novo login;
IV. Clique em “Registrar Alterações”;
Será necessário realizar o Login novamente após realizar esta alteração, informe o novo login.

7. ALTERAR DADOS PESSOAIS
Muitas vezes pode ocorrer erros ao cadastrar o cursista, um dos erros bastante comum é com o nome do cursista, ao invés de cadastrar Márcia é cadastrado Márcio, simplesmente pela confusão de uma vogal. A correção desta informação só pode ser feita pelo próprio cursista, não há como outra pessoa a não ser o próprio cursista alterar os seus dados pessoais. Instrua o cursista a aceitar a sua inscrição e alterar o seu nome no cadastro dos Dados Pessoais (realizado na primeira vez que se acessa o ambiente) ou se este erro for despercebido no preenchimento dos Dados Pessoais, instrua a alterar os seus Dados Pessoais.
Procedimento:
I. Clique na ferramenta “Configurar”;
II. Escolha a opção “Alterar Dados Pessoais”;
III. Realize todas as alterações necessárias;
IV. Clique em “Registrar Alterações”;

8. EXCLUIR UM CADASTRO
Pode acontecer do mesmo cursista ter dois cadastros no ambiente, existem vários motivos de duplicidade de cadastro, porém nenhum deles é erro do TelEduc, todos são causados manualmente, isto é, o TelEduc não cadastra uma pessoa duas vezes, todas as vezes alguém realizou o cadastro novamente (geralmente porque a senha não chegou).
É aconselhável deixar somente um cadastro, para isso você deve verificar através da ferramenta “Acessos” qual dos dois cadastros está sendo acessado, tenha certeza de qual cadastro você excluirá.
Procedimento:
I. Clique na ferramenta “Administração”;
II. Escolha a opção “Gerenciamento de Inscrição”;
III. Clique na opção “Inscrições Aceitas”;
IV. Selecione o Check-Box (quadradinho branco do lado do nome do cursista) do cursista;
V. No final da página clique em “Rejeitar”;
VI. Será exibida a mensagem que a pessoa receberá, você pode alterar ou não.
VII. Clique em “Enviar”;
Lembre-se: As inscrições não são totalmente excluídas, elas passam a ser Inscrições Rejeitadas, caso deseje restaurá-la basta acessar a opção “Inscrições Rejeitadas” que está dentro da opção “Gerenciamento de Inscrições” da ferramenta “Administração”. É interessante Desativar o Portfólio das Inscrições Rejeitadas para não ter um número muito grande de Portfólios Ativos. Isso pode ser feito também na opção “Inscrições Rejeitadas”.
É importante que você avise ao cursista que você está excluindo um dos cadastros dele, mas que não está excluindo ele do curso.
Dica: A exclusão de um cadastro pode ser muito perigosa pelo fato de você ter dois cadastros e ter que distinguir qual deverá ser mantido e qual deverá ser rejeitado. Neste caso de duplicidade de cadastro, solicite ao suporte técnico que o faça (informe o nome do cursista).

9. MUDAR A NOMENCLATURA DAS PESSOAS NO TELEDUC
O TelEduc trabalha com quatros nomenclaturas: Coordenador, Formador, Aluno e Convidado. No curso de Tecnologia Assistivas trabalharemos apenas com as três primeiras, sendo que os cursistas recebem a nomenclatura de “alunos” e a equipe de “Formadores”. Existe apenas um coordenador por curso, a coordenação da sala é de responsabilidade do suporte técnico. Somente o coordenador consegue inscrever um “Formador” e ainda transformar o “aluno” em “formador” e vice-versa. Portanto, para mudar a nomenclatura de qualquer pessoa do curso é necessário solicitar ao suporte técnico e justificar o motivo.

10. O QUE FAZER QUANDO O CURSISTA NÃO RECEBEU A SENHA?
Caso algum cursista não tenha recebido a senha, siga as instruções do Item 4 “Enviar ou Reenviar uma senha”. Não se esqueça de verificar seu o e-mail do cursista está correto e solicite para que ele confira se a senha não foi enviada para a pasta “Spam” ou “Lixo Eletrônico” (ver item 3 e 4).

11. POR QUE O PORTIFÓLIO DE ALGUNS CURSISTAS NÃO APARECEM NO AMBIENTE?
O portfólio do cursista só fica disponível após ele acessar o ambiente e acessar pela primeira vez a ferramenta “Portfólio”. Caso o cursista não tenha o portfólio, verifique na ferramenta “Acessos” se ele já acessou o ambiente e a ferramenta “Portfólio”.
Não se preocupe, se o portfólio não aparece para você, ele irá aparecer com certeza para o cursista. O mesmo ocorre com a ferramenta “Diário de Bordo”.

12. POR QUE O DIÁRIO DE BORDO DE ALGUNS CURSISTAS NÃO APARECEM NO AMBIENTE?
O diário de bordo do cursista só fica disponível após ele acessar o ambiente e acessar pela primeira vez a ferramenta “Diário de Bordo”. Caso o cursista não tenha o diário de bordo, verifique na ferramenta “Acessos” se ele já acessou o ambiente e a ferramenta “Diário de Bordo”.
Não se preocupe, se o diário de bordo não aparece para você, ele irá aparecer com certeza para o cursista. O mesmo ocorre com a ferramenta “Portfólio”.

13. O QUE FAZER QUANDO NO PORTFÓLIO APONTA ITENS POSTADOS E AO ENTRAR NÃO HÁ NENHUM ITEM POSTADO?
Muitas vezes esta situação ocorrerá: “... entro em Portfólios Individuais e na linha do nome do cursista consta que há 2 itens postados, porém quando entro no portfólio só tem 1 item postado. Onde está o outro? ...”. Isto é muito freqüente, quando o cursista inclui um novo item no portfólio, ele deve compartilhar o arquivo postado, há três opções:
I. Totalmente Compartilhado – compartilhado com todos que participam do ambiente, tanto os com nomenclatura de aluno como de formador;
II. Compartilhado com Formadores – compartilhado apenas com os formadores;
III. Não Compartilhado – impossibilita que o formador possa olhar o arquivo postado, o arquivo não compartilhado é contabilizado no total de itens postados, porém não fica visível para os formadores a não ser para o próprio cursista.
Solicite ao cursista para alterar a opção de compartilhamento, o cursista deve entrar em seu portfólio e editar o item que está “Não Compartilhado” e alterar para “Compartilhado com Formadores”.
Procedimento:
I. Clique na ferramenta “Portfólio”;
II. Entre no seu portfólio;
III. Localize o item que deseja alterar;
IV. Observe na Coluna “Compartilhamento” como está o compartilhamento do documento;
V. Clique sobre a opção do compartilhamento, abrirá uma janela com as opções de compartilhamento, mude para “Compartilhado com Formadores”;
Pronto, observe que o arquivo ficou em negrito e o status de compartilhamento mudou.

14. O QUE FAZER QUANDO NO DIÁRIO DE BORDO APONTA ITENS POSTADOS E AO ENTRAR NÃO HÁ NENHUM ITEM POSTADO?
Ocorre o mesmo que nos portfólios, o cursista não compartilhou a anotação com os formadores. Solicite ao cursista que altere a opção de compartilhamento, o cursista deve entrar em seu “Diário de Bordo” e editar o item que está “Não Compartilhado” e alterar para “Compartilhado com Formadores”.

15. O LOGIN E SENHA NÃO ESTÃO SENDO ACEITOS PELO TELEDUC
Caso o seu login e/ou senha não esteja sendo aceito, tente mais uma ou duas vezes antes de solicitar uma nova senha e/ou login. Caso seja um cursista que esteja com problema, basta seguir o procedimento do Item 4 “Enviar ou Reenviar uma senha”. Agora se o problema for com o seu login ou senha, solicite ajuda ao suporte técnico por e-mail ou tente solicitar a sua senha.
Procedimento:
I. Clique em “Entrar” no curso que deseja receber a senha novamente;
II. Aparecerá a caixa para digitar o login e senha, clique em “Cancelar”;
III. Irá aparecer as opções “Esqueci minha senha” e “Esqueci meu login”, escolha a opção que deseja;
IV. Informe o login ou o e-mail para que seja enviado a senha ou o login;
Lembre-se: Espere até um dia a senha chegar, caso ela não chegue, repita o procedimento, se ainda não obtiver êxito, entre em contato com o suporte técnico.

16. ALTERAR E-MAIL DE ALGUM FORMADOR
Somente o coordenador do ambiente poderá fazer esta correção ou o próprio formador. Envie um e-mail para o suporte técnico para que seja feita a alteração, informe o nome e o e-mail correto.

17. QUEM É O RESPONSÁVEL POR NOVAS INSCRIÇÕES?
Qualquer pessoa da equipe pode inscrever um novo cursista, porém é indicado que seja solicitado ao suporte técnico esta nova inscrição.

18. QUEM PODE INCLUIR/EXCLUIR COMPONENTES DO GRUPO?
É indicado que apenas o formador inclua/exclua componentes do grupo, pois os cursistas podem fazer uma bagunça com esta ferramenta. Geralmente esta opção também é oferecida aos cursistas ao criar o ambiente, solicite ao suporte técnico que desabilite esta função para o cursista.

19. COMO CRIAR UM PORTFÓLIO EM GRUPO?
Para criar um portfólio em grupo, é necessário criar um grupo e incluir os componentes que farão parte do grupo. Após a criação do grupo o portfólio será criado automaticamente. O nome do portfólio terá o mesmo nome que você der para o grupo.

20. POR QUE A CONEXÃO FICA LENTA EM ALGUNS MOMENTOS?
Todo o conteúdo disponível na internet tem que estar guardado em algum computador que é chamado de Servidor. O servidor é um computador normal, porém com grande potência. O computador que você utiliza conecta ao servidor para buscar os dados e exibi-los, além da velocidade da sua conexão, outro fator importante é a velocidade da conexão do servidor, com certeza ele é muito maior que o seu, porém imagine milhares de computadores conectando ao mesmo tempo no servidor, isso faz com que a velocidade de conexão dele diminua, refletindo na velocidade em que você receberá os dados.
Portanto, se você estiver tentando acessar o ambiente do TelEduc e estiver com lentidão, significa que muitas pessoas estão acessando ao servidor em que o TelEduc está hospedado. Na 1ª edição do curso de Tecnologia Assistivas foi constatado que o horário pico de lentidão ocorre das 18h00 às 21h00. Além da lentidão pode acontecer problema com a fibra ótica que transmite a conexão.

21. POR QUE AS MENSAGENS SE DUPLICAM NO FÓRUM?
Ao compor uma nova mensagem no “Fórum de Discussão” e clicar em “Enviar” pode ocorrer uma lentidão ao enviar a mensagem ao servidor, o cursista acaba clicando outra vez em enviar e acaba enviando a mesma mensagem duas vezes. Não há como apagar as mensagens do Fórum.

22. HÁ COMO APAGAR AS MENSAGENS DO FÓRUM?
Não é possível apagar as mensagens do fórum. Uma pessoa poderia submeter a sua opinião e acabar mudando com o tempo, sendo que não seria bom para a discussão.

23. DICA IMPORTANTE SOBRE O CORREIO
Evite mandar mensagens para as pessoas que não está envolvida no assunto. Por exemplo: Se você necessita de solicitar uma nova senha, envie a mensagem somente a pessoa responsável pelo suporte técnico, não há necessidade de enviar para todos os formadores. O mesmo proceda com as dúvidas referente as outras áreas.
Caso alguém envie alguma mensagem de conforto, um encaminhamento ou alguma mensagem bonita, não responda a todos que a mensagem é linda, simplesmente responda apenas para aquele que te enviou a mensagem. Apesar de que iremos tentar criar um fórum para troca deste tipo de mensagem.

24. DICA IMPORTANTE SOBRE O SUPORTE TÉCNICO
Quando houver algum problema em alguma das turmas, comunique o suporte apenas pelo Ambiente de Tutores, infelizmente não é possível visitar todos os ambientes das turmas.
Não se esqueça de informar ao máximo os detalhes sobre o problema para que possa ser atendido o mais rápido, como nome do cursista, ambiente que está inscrito e outras informações que ajude a solucionar o problema.
 
Voltar
 
Tecnologia@ssistiva - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Matheus Poletto e Fabio Jacinto
Novas funcionalidades por Alisson Coelho do Carmo